10 agosto 2011

Perguntas Frequentes e a freira louca.



Já faz vários anos, mas me lembro bem.
Eu estava aproveitando o horário de almoço para escrever uma carta especial.
Sim, era uma carta de papel. Os emails ainda não eram populares para mim, que conheci a internet beeem atrasado.

A carta era destinada a alguns ilustradores que eu admirava.
Eu queria saber como chegar lá, como me tornar um ilustrador profissional, mas não tinha a menor noção.
Minha esperança é que eles pudessem me ajudar de alguma forma.


Não via a hora de realizar meu sonho e abandonar o meu atual emprego.
Na época eu dava aulas de desenho em uma ONG para crianças e adolescentes, embora fosse algo que eu gostasse de fazer e ganhasse relativamente bem, já estava saturado e aquele não era meu foco .

Sem contar que minha patroa era uma freira italiana com idade avançada e muito, MUITO mal humorada.
Diz a lenda que certa vez, ela correu atrás de um funcionário tentando acerta-lo com um cabo de vassoura, porque o infeliz havia interrompido a sesta da velhinha.
Alguns membros da comunidade haviam a apelidado carinhosamente de "freira louca".


Eu simplesmente não aguentava mais ouvir as mesmas cobranças da velha freira.
Sempre exigindo que eu fosse menos amigo dos meus alunos, mais rígido. E é claro, ela fazia isso da maneira mais grossa possível .
Sempre com insultos pessoais.
Eu estava completamente insatisfeito.

Por isso depositei toda minha esperança naquela carta. Acreditava que teria êxito e que me livraria daquela angústia.
No fim das contas, o mundo deu algumas voltas e eu acabei não enviando aquela carta.
Hoje penso que foi até melhor assim.
Eu realmente não estava preparado para o mercado.

Mas sei que "como entrar no mercado de trabalho da ilustração?" ainda é uma dúvida bem comum entre alguns jovens amantes do desenho.

Não só essa mas muitas outras dúvidas sobre técnicas, cursos, livros, referencias, material, etc.
Praticamente todos os dias recebo emails com questões como essas.
No Formspring as dúvidas são bem parecidas.

Então, pensei em criar um FAQ aqui no blog.
Uma forma de trocar informação de uma maneira mais organizada.
Não tenho pretensão de estabelecer padrão de nada.

Essa história que contei é apenas uma forma de dizer que me identifico com a angústia dos que teem a mesma dúvida e que espero sinceramente, poder contribuir de alguma forma.

Então , é isso.
Periodicamente responderei aqui as perguntas frequentes feitas a mim.
E clicando no iconezinho "FAQ" você será redirecionado para uma página com todas as perguntas.

Abraços.

6 comentários:

  1. Grande iniciativa Bruno. Eu meio que larguei isso, faço esporadicamente uma coisa ou outra, e por vezes vou atrás de uma informação. Se não fosse tão preguiçoso teria chegado lá talvez. Acho que uma vez pedi uma dica sua de fazer ilustações para policromia (no site Camiseteria).

    ResponderExcluir
  2. Ei eu era aluno dessa ONG "não muito bem sucedido", não e´a ONG da Irmã Jacinta???

    é eu lembro que aquela "veia" era meio estourada mesmo,mais sinto muita saudade daquele tempo, foi lá que eu paraei de pensar em pixação e comecei a pensar em arte, logo depois que adquiri os fanzines: Rabikus 1 e 2 de você mesmo meu velho
    falou abraços.

    ResponderExcluir