26 novembro 2009

Criando - parte 4

Oi pessoal.
Depois de um loooongo tempo sem postar nada sobre processo de criação, aqui vai um passo a passo da minha mais recente ilustração. Ela é inteiramente digital, ou seja, desde o esboço a finalização foram feitos direto no computador sem uso de papel , lapis , etc.

Bom primeiro passo é sempre fazer uma pesquisa atrás de referencias fotograficas.


Essa eu achei perfeita para minha idéia. E usei algumas outras , claro.

Segundo passo é esboçar. Eu usei o Photoshop em toda a criação. Abro uma nova camada só para o rascunho. Rabisquei com a tablet usando brush basico do proprio programa.



Terceiro passo é contornar o desenho em uma nova camada. Eu deixo a camada do esboço com pouca opacidade ou com cor diferente pra não confundir os traços das duas camadas. Eu desenho tudo em preto. Só escolho as cores depois.

Eu uso esse brush aqui, que afina nas pontas.



Uso no tamanho 9 para contorno grosso e 6 para medio e 3 para fino. Claro que isso pode variar, mas quase sempre faço assim.
Um detalhe importante: na hora de contornar trabalho com o zoom em 100% ou 200% quando preciso. Se não for assim o traço fica todo tremido.

nessa ilustra fiz os elementos separados...

e depois formei a composição.

Quarto passo é colorir. Esse desenho em particular me deu um trabalhão na escolha das cores, já que tinha que trabalhar com limite de 7 cores pra tantos personagens tão diferentes entre si.
Pintei praticamente tudo na mesma camada. Eu pinto direto no brush. Essa é a grande vantagem de trabalhar com tablet (no meu caso).

Essa é a ilustra pronta.



Aí voces vão perguntar: "mas isso é vetor?" Não, não é. Depois disso tudo transformo em vetor usando o programa Vetor Magic. Abro o EPS no Illustrator e faço os ajustes finais e pronto. ;)

Espero que seja proveitoso para algum de vocês.
Abraço galera.

9 comentários:

  1. nossa bruno! ficou liiindo. já acompanho o seu trabalho há algum tempo lá no camiseteria lógico, mas sempre me questionei como fazer os traços tão livres assim. eu odeeeio ter que ficar vetorizando, ainda mais que eu não tenho tablet. tooda vez, tenho que desenhar no papel o rascunho e passar pro vetor, se não fica tudo muito duro. essa dica do vetor magic foi A MELHOR. vou experimentar, brigadão.

    ResponderExcluir
  2. Cara, simplesmente uma das maiores ilustrações que já vi...muito show!

    Se um dia eu tiver 50% do seu conhecimento gráfico, ja meu dou por satisfeito como designer.

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu eu tentei fazer esse Vetor Magic, mas meu desenho não fica bem definido, fica tudo meio borrão.

    Como que vc deixa ele bem perfeitinho?

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz uma estampa pro camiseteria tbm usando o Vetor Magic (Nostálgicos anos 90 Up!), e depois fiquei pensando.. será que o Bruno Mota faz assim? Eis a resposta! Seria terrivel vetorizar todos estes detalhes e deixar o traço tão bom!! Parabéns pelo trabalho e por compartilhar um pouco do seu conhecimento com a gente!

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua dica, odeio vetorizar vou experimentar esse Vetor Magic! x)

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela dica! Eu tenho preguiça de usar o tablet mas como ficou bacana o seu exemplo vou tentar aqui!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. se ta ficando loco meu haushaus ,dava pra fazer tudo isso no illustrator direto ja que vc tem tablet , era só fazer seu desenho dar um expand nele , depois usar o patch finder , pra solidificar o vetor entende? dai pra colorir vc tb podia usar o sistema de camadas... errg e fica mais facil :).fico muito boa a ilustra!

    ResponderExcluir
  8. Passa aí a configuração básica que vc usa no Vector Magic… VALEU!

    Parabens mano!!!

    ResponderExcluir