14 maio 2009

Criando (parte 1)




Olá garotada,
Como prometido o primeiro post sobre o meu processo de criação. Lembrando que este é o MEU processo de criação e não uma regra, mas espero esclarecer muitas duvidas.

Bom, a primeira coisa que decidi falar aqui foi sobre arte final.
Todos os meus desenhos são esboçados no papel. Eu gosto de usar o lápis 4B ou 3B. Eles tem a ponta macia e não fazem aquela sujeirada toda do 6B. Claro que muitas vezes antes de desenhar tenho que estudar o tema, ler artigos, buscar referencias fotograficas e etc, mas eu falo disso em outro post.

Depois de alguns esboços, eu finalizo o desenho a mão com um marcador para retroprojetor.(facilmente encontrada em qualquer papelaria)
Essa é uma caneta dificil de manusear por que espalha muita tinta rapidamente e a ponta dela(2.0) é meio grossa. Então a soluçaõ é fazer desenhos bem grandes. Geralmente eu faço em uma A3 (como esse da foto) ou faço os elementos do desenho em folhas separadas( como no Bigode Pop , por exemplo, que já postei aqui no blog).

Depois disso é só escanear e mandar a ver no Photoshop que é o programa que uso para colorir.Mas essa parte fica pro próximo post, ok?

9 comentários:

  1. Vc é totalmente autodidata, ou fez cursos de ilustração?
    Se tiver algum para indicar ficarei agradecido.

    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Opa! Bacana saber o teu processo de criação. O uso do marcador foi meio surpreendete. Naum costumo ver muita gente usando esse tipo de canet apra artefinalização. Bom, não importa o meio qd o fim é satisfatório.

    Favoritado aki.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sou fã deste primo. Orgulho da família.

    ResponderExcluir
  4. tb costumo usar essas canetinhas...mesmo em desenhos menores e detalhados, com o tempo e prática vc pega a manha...bacana o post =D

    ResponderExcluir
  5. Que massa cara! Esse lance de compartilhar os métodos é muito bom. Muito fera, nunca imaginei que a caneta retroprojetor fosse boa para artefinalização^^, interessante mesmo!!!.

    Abraço fio!

    ResponderExcluir
  6. Pode crer Ninhol. E quando a ponta tá nova ainda dá pra fazer detalhes bem finos tambem.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sua iniciativa. Sou fã de seu trabalho!
    Eu costumo usar o nanquim para artefinalizar, mas tem muita diferença com a caneta de retroprojetor? De qq forma ja comprei uma aqui pra testar como fica...rs Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Guilherme, na hora de escanear ñ tem nenhuma diferença. O "preto" da caneta é igual o do nanquim.( Na verdade dependendo da marca do nanquim o traço da caneta pode ser até mais escuro.)

    ResponderExcluir
  9. Let's Go desenhar.. depois dessa dica, da até inspiração !:D
    Obs.:raoliver aqui ;D

    ResponderExcluir